segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE QUALIDADE EM SAÚDE


Olá. Hoje falaremos de um assunto muito importante no que tange a gestão de qualidade em saúde. Antes de tudo, qualidade refere-se a propriedade que determina a essência ou natureza de um ser ou uma coisa, podendo ter sentido negativo ou positivo. A gestão de qualidade refere-se a forma como as organizações podem melhorar o seu desempenho.
Para a Gestão de Qualidade em Saúde, há algumas ferramentas que serão explicadas.
A primeira, consiste na folha de verificação. Essa ferramenta é utilizada para coleta de dados de forma orientada, baseando a decisão em fatos. Em suma, seria simplesmente planilhas, devidamente organizadas, pelas quais é possível analisar e pautar nelas para futuras decisões.
Resultado de imagem para folha de verificação
FONTE: Google Imagens
Outra ferramenta é o Diagrama de Pareto. Consiste em um gráfico especial de barras verticais, pelo qual se ordenam as frequências das ocorrências, permitindo a priorização dos problemas. Sua maior utilidade é permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes.
Resultado de imagem para diagrama de pareto
FONTE: Google Imagens
Existe ainda a ferramenta Diagrama de Causa e Efeito. Essa ferramenta é conhecida também como “Diagrama de Ishikawa” – o criador dessa ferramenta chama-se Kaoru Ishikawa – ou “Espinha de peixe”. A ferramenta tem uma ideia básica de fazer com que as pessoas pensem sobre causas e possíveis razões para a ocorrência do problema.
Resultado de imagem para diagrama de causa e efeito
FONTE: Google Imagens
A Matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) é utilizada para estabelecer prioridade sobre os problemas existentes. É uma ferramenta simples e importante, pois com ela é possível estabelecer planejamentos de como resolver os problemas, em ordem de prioridade. Sua metodologia consiste em atribuir valor de 1 a 5 para cada dimensão (Gravidade, Urgência e Tendência). O valor 1 refere-se a algo sem gravidade, ou sem urgência ou sem tendência. O 5 significa o oposto. Segue a imagem explicando a matriz GUT.
Resultado de imagem para matriz gut
FONTE: Google Imagens
Há ainda a matriz SOWT ou FOFA que é utilizada para traçar uma análise situacional. Essa matriz permite montar esquematicamente uma tabela com quatro quadrantes, onde se deve listar fatores positivos e negativos, além de fazer correspondência com fatores internos e externos. Os componentes da tabela incluem a listagem de força, as oportunidades, as fraquezas e ameaças – por isso chamada FOFA. Segue abaixo o exemplo dessa matriz:
Resultado de imagem para matriz swot
FONTE: Google Imagens
Há ainda algumas outras ferramentas de Gestão de Qualidade em Saúde, como a 5W2H, 5S, PDCA e BSC. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário