segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Lean Healthcare

                                                  Resultado de imagem para lean healthcare


Nessa postagem, falaremos sobre a filosofia Lean Healthcare, uma evolução da filosofia Lean Manufacturing a qual é aplicada no Toyotismo, sendo uma produção que atende apenas a demanda, ou seja, enxuta. Nesse contexto, percebemos que o cenário atual é de alto custo com equipamentos, infraestrutura e recursos humanos. Dessa forma, uma filosofia Lean juntamente com a gestão da qualidade do serviço hospitalar é de grande importância para a redução de desperdícios relacionados ao atendimento médico.

                              Resultado de imagem para lean healthcare
         A produção enxuta que essa filosofia preza permite uma maior produtividade, com diminuição de desperdícios bem como uma maior satisfação do cliente em relação ao serviço prestado.
         Para a sua implantação, é importante se verificar o que é considerado de valor para o cliente, ou seja, qual serviço que se gera um resultado esperado para o cliente. Para isso, é necessário verificar o fluxo de valor, que permite discernir o que é de valor e o que não é de valor para o cliente. Após isso, há implantação do fluxo contínuo, que visa evitar a geração de estoques.
         Em conjunto com a aplicação do Lean healthcare, é realizada a acreditação do serviço, que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço de atenção básico, bem como facilitar o seu acesso. Nesse sistema, é possível se realizar comparações em nível nacional dos serviços da atenção básica. Sua ação é organizada pelo PMAQ – Programa nacional de melhoria do acesso à qualidade da atenção básica, ONA – Organização Nacional de Acreditação e utiliza como meio de qualificação das gestões hospitalares e JCI – The Joint Comission Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário