Nessa postagem, falaremos sobre a filosofia Lean Healthcare, uma
evolução da filosofia Lean Manufacturing a qual é aplicada no Toyotismo, sendo
uma produção que atende apenas a demanda, ou seja, enxuta. Nesse contexto,
percebemos que o cenário atual é de alto custo com equipamentos, infraestrutura
e recursos humanos. Dessa forma, uma filosofia Lean juntamente com a gestão da
qualidade do serviço hospitalar é de grande importância para a redução de
desperdícios relacionados ao atendimento médico.
A produção enxuta
que essa filosofia preza permite uma maior produtividade, com diminuição de
desperdícios bem como uma maior satisfação do cliente em relação ao serviço
prestado.
Para a sua
implantação, é importante se verificar o que é considerado de valor para o
cliente, ou seja, qual serviço que se gera um resultado esperado para o
cliente. Para isso, é necessário verificar o fluxo de valor, que permite
discernir o que é de valor e o que não é de valor para o cliente. Após isso, há
implantação do fluxo contínuo, que visa evitar a geração de estoques.
Em
conjunto com a aplicação do Lean healthcare, é realizada a acreditação do
serviço, que tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço de atenção
básico, bem como facilitar o seu acesso. Nesse sistema, é possível se realizar
comparações em nível nacional dos serviços da atenção básica. Sua ação é
organizada pelo PMAQ – Programa nacional de melhoria do acesso à qualidade da
atenção básica, ONA – Organização Nacional de Acreditação e utiliza como meio
de qualificação das gestões hospitalares e JCI – The Joint Comission
Internacional.
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