segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

LEI DA CANETA DO MÉDICO



Olá, pessoal. Nesse tópico falaremos um pouco sobre um assunto importantíssimo no que tange a gestão em saúde: a Lei da Caneta do Médico.
Através de sua caneta, os médicos autorizam internamentos, realização de cirurgias, prescrição de medicamentos, exames complementares, entre outros. Dessa forma, é nítido que o médico tem um poder enorme em suas mãos, e como tal, deve ser bem utilizado, de maneira consciente.

Resultado de imagem para caneta do médico

A administração depende, pois, em grande parte, da consciente do médico quanto suas prescrições, pois essas podem ser onerosas sem motivo. Por exemplo, ao pedir exames de Raio-X sem necessidade está havendo um gasto desnecessário, e que poderia ser utilizado para atender mais pessoas que realmente precisem. Nesse sentido, é importante trazer a informação de que 50% dos recursos do sistema de atenção são consumidos pelas internações hospitalares e que 10 a 20% são consumidos pelos medicamentos.
Nos países desenvolvidos vem se adotando a Gestão da Clinicas e os instrumentos de normalização, como protocolos clínicos e linhas guias, visando reduzir desperdícios e, para tal finalidade, acabam diminuindo muito a autonomia do médico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário